“Alegraram-se ao ver o Senhor” foi o tema do Retiro de Carnaval da RCC na Arquidiocese

*Por Maria Cicera | Pascom Arquidiocesana

(fotos: Suzana Lima | Pascom Arquidiocesana)

Enquanto uns escolheram viajar, curtir nos blocos e folias; um grupo de fiéis católicos se reuniu no Santuário Arquidiocesano da Virgem dos Pobres, no bairro Mangabeiras em Maceió, para ter uma experiência de oração, silêncio e formação. Organizado pela RCC – Renovação Carismática Católica da Arquidiocese – o retiro de carnaval, de 11 a 13 de fevereiro, teve como tema central “Alegraram-se ao ver o Senhor” Jo20, 20b.

“O retiro é sempre uma ocasião de renovação, ou seja, uma ocasião em que a Igreja nos propicia um reacender da chama da fé em nosso coração para que entremos na Quaresma já com este espírito de docilidade”, afirmou o diretor espiritual da RCC, padre Luiz Antônio Guimarães.

O sacerdote salientou ainda que a docilidade adquirida nesse período do retiro de carnaval ajudará o cristão na vivência do período quaresmal com a penitência, jejum e caridade.

A coordenadora arquidiocesana da RCC, Eliane Noronha, salientou a importância do retiro para os fiéis católicos: “Como RCC tudo que fazemos é sempre uma alegria. Este ano foi especial desde a preparação e escolha dos palestrantes. Nós temos que levar as pessoas a uma experiência com o amor de Deus e vivência de fé”.

Entre os participantes estavam jovens, adultos, crianças e idosos que passavam o dia participando de atividades, louvor, palestras e Santa Missa.

Leigos, os cônegos Elison Silva e Valmir Galdino e o diácono Fábio Vieira foram palestrantes com temas voltados a alegria e ao encontro com Jesus; Dom Beto Breis também marcou  presença no último dia de retiro e falou aos diocesanos sobre a constância da oração e do retirar-se.

Marli Pires, da Paróquia Nossa Sra. Rosa Mística – no bairro Mangabeiras, destacou a importância do retiro para sua vida: “Cheguei aqui no domingo sem vontade ficar, mas decidi permanecer. Durante os três dias eu vivi momentos fortes e afirmo que saio daqui renovada”.

Padre Luiz Antônio Guimarães conduziu a Hora Santa de Adoração ao Santíssimo Sacramento e presidiu a Santa Missa encerrando o Retiro.

Scroll Up