Comitê alinha ações para o II Congresso Eucarístico em Alagoas

Maceió sediará o II Congresso Eucarístico Provincial  e as dioceses celebram os 75 anos do I Congresso Eucarístico *Por Thiago Aquino/Pascom Arquidiocesana

(Fotos: Caroline Alencar/Pascom Arquidiocesana)

A Arquidiocese de Maceió e as dioceses de Palmeira dos Índios e de Penedo se reuniram, na terça-feira (7), para alinhar as ações do II Congresso Eucarístico Provincial, que será realizado entre 11 e 14 de junho. A programação acontecerá em unidade e em preparação ao XVIII Congresso Eucarístico Nacional, que será sediado na Arquidiocese de Olinda e Recife em 12 de novembro. A celebração faz parte da programação o Centenário da Arquidiocese de Maceió.

A leitura da carta aberta de convocação assinada por dom Antônio Muniz (arcebispo de Maceió), dom Manoel de Oliveira (bispo de Palmeira dos Índios) e dom Valério Breda (bispo de Penedo), a definição de coordenadores das comissões e propostas para o II Congresso Eucarístico marcaram o encontro, que aconteceu no Recanto Sagrado Coração de Jesus, na Serraria, em Maceió.

Padre Manoel José, coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Maceió, lembrou que o II Congresso Eucarístico Provincial será uma celebração dos 75 anos do primeiro Congresso, realizado em 1945, além de marcar as comemorações do Centenário e estar em sintonia com a edição nacional e a 52ª edição do internacional, que será na Hungria. 

“Essa é a primeira reunião do comitê que reúne 60 pessoas da Província Eclesiástica de Maceió, que serão protagonistas do Congresso por representar todo o Estado, que deve ser casa do Pão e da caridade. Estamos vivenciando isso em um contexto amplo, pois há uma sintonia em torno do mistério da Eucaristia. Queremos render graças a Deus e a nossa gratidão será viver os momentos eucarísticos em nossa Arquidiocese”, disse o sacerdote.

O coordenador da equipe de Infraestrutura do Centenário, padre Tito Régis, destacou que um segundo Congresso Eucarístico Provincial, dentro das comemorações do Centenário, significa a unidade da Igreja: “É muito importante este momento de unidade e comunhão para apontar caminhos pastorais para celebrar o nosso Centenário com as dioceses de Palmeira dos Índios e de Penedo, que fazem parte da Província Eclesiástica de Maceió”.

Durante o encontro, também estiveram presentes representantes da empresa responsável pela montagem da ExpoCatólica. Eles esclareceram dúvidas dos membros do comitê sobre a preparação da Feira.

Dioceses

Para a Diocese de Palmeira dos Índios, a iniciativa fortalece os laços e a comunhão da Igreja. “O Congresso vem ressaltar uma caminhada da Igreja que tem o mesmo objetivo e fortalece os laços para sentirmos a comunhão entre os bispos e povo de Deus, que marcham na mesma direção”, pontuou padre Jacyel Soaers. Já a Diocese de Penedo já iniciou as ações, como informou padre José Niraldo. “Nós estamos animados e algumas paróquias já estão trabalhando o tema do Congresso nas festividades dos padroeiros”, disse.

Ano Eucarístico

Os congressos – provincial e nacional – vão refletir o tema “Pão em todas as mesas”. Na Arquidiocese de Maceió, foi instituído o Ano Eucarístico, que teve início em junho de 2019, na Solenidade de Corpus Christi. A programação segue até junho deste ano com programação no Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Rosário, no Centro de Maceió.

“A Eucaristia será sempre o centro vital de toda experiência do ser Igreja. A Igreja só é Igreja a partir da experiência que renova e novamente refunda a comunhão, a verdadeira experiência pascal. O mundo precisa conhecer e vivê-la’, refletiu monsenhor José Augusto, vigário-geral da Arquidiocese de Maceió.

Inscrições para voluntários

A Arquidiocese de Maceió abriu as inscrições para voluntários que desejam servir durante o II Congresso Eucarístico Provincial. O formulário está disponível aqui.

Calendário do Ano Eucarístico

Site Oficial do XVIII Congresso Eucarístico Nacional

Scroll Up