Dom José Ruy, bispo de Caruaru: “Maria prefigura a glória que nós teremos um dia”

Por: Margarete Pereira / Pascom Arquidiocesana

Dom Antônio presentou dom Ruy com livro do Centenário. (Fotos: Carlos Wilker/Pascom Arquidiocesana)

Fiéis e devotos celebraram a segunda noite do Novenário em honra a Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da cidade e da Arquidiocese de Maceió, na noite desse sábado (19). O presidente da celebração foi Dom Jose Ruy Goncalves Lopes, OFMCap, bispo da Diocese de Caruaru (PE).

A celebração da Vigília da Assunção de Nossa Senhora foi o ponto de partida da homilia de Dom José Ruy.  “Celebrando a Vigília da Assunção de Maria ao céu, nos recordamos que a glória maior do ser humano não está aqui neste mundo, por maior que seja o prazer e por mais bonita que seja uma alegria, existe uma glória que somente é possível ser contemplada no céu, e Maria se torna para nós este grande modelo da humanidade que caminha com esperança para contemplar um dia a gloria de Deus”, pontuou.

Dom José Ruy refletiu a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora

Durante a homilia, o bispo destacou a expressão de Santo Irineu de Lyon “a glória de Deus é a vida do homem” para aprofundar Maria como modelo para os cristãos. “Santo Irineu então explicava que a gloria do homem também é contemplar Deus. É por isso que Maria nos antecipa, Maria prefigura a glória que nós teremos um dia e este será o nosso maior e infinito prazer”, disse o pregador ao relacionar com o título da padroeira.

O Papa Paulo VI foi citado também pelo bispo de Caruaru no momento de exemplificar o posicionamento de Maria diante da Igreja. “Maria não é apenas mãe da Igreja, ela é também filha da Igreja, membro da Igreja, pois em sua liberdade quis se oferecer e se associar ao seu filho Jesus Cristo e assim associou-se também a Igreja, que é de Cristo, A missão de Maria é acompanha-la de perto, pois a Igreja pertence a seu Filho e se a Igreja é de Cristo Maria possui um papel fundamental, é um atalho para aquele que é o Caminho”, expressou.

ECC, Encontro Matrimonial Mundial e os Casais em Segunda União foram os noiteiros

Ainda na pregação, Dom Ruy enfatizou a relação próxima entre mãe e filho, sempre muito em sintonia: “Se queremos ter um caminho certo para Deus, alcançar o Cristo, podemos alcançá-lo através de Maria. O coração de Maria batia junto com o coração de Jesus. Por isso que o coração de Maria é transpassado por uma espada de dor. Nenhum coração sentiu tanto a dor por um filho como o coração de Maria, porque ela conhecia a verdade que é Deus”.

As lideranças da noite foram o Encontro de Casais com Cristo (ECC), Encontro Matrimonial Mundial e os Casais em Segunda Uniao. A animação ministerial ficou sob a responsabilidade do coral da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar. Concelebraram a Santa Missa o padre Elison Silva, reitor da Catedral; Frei Abelardo da Diocese de Caruaru e Padre Davi Melo da Arquidiocese de Olinda e Recife. A programação foi transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese de Maceió.

Scroll Up