Em coletiva, Dom Antônio reforça medidas preventivas contra coronavírus

Procissões e Festa da Misericórdia estão suspensas | Thiago Aquino/Pascom Arquidiocesana

Arcebispo recebeu imprensa para esclarecimentos

O arcebispo metropolitano de Maceió, dom Antônio Muniz Fernandes, recebeu a imprensa alagoana nesta terça-feira (17) para reforçar as orientações da Arquidiocese sobre medidas preventivas contra o coronavírus. As ações incluem, por tempo indeterminado, suspensão de eventos em locais fechados com mais de 100 pessoas, novos horários de missas e a recomendação para que idosos permaneçam em casa.

“Não é uma atitude para criar pânico ou causar medo. É importante que todos mantenham calma. A Igreja está adotando medidas que possam contribuir com a prevenção da doença. Estamos em comunhão com o Papa Francisco e seguindo as orientações da OMS, Ministério da Saúde e os demais órgãos competentes. Pedimos a compreensão de todos, pois nem os fiéis e padres serão expostos aos riscos”, destacou o arcebispo.

Sobre a Santa Missa, dom Antônio informou que as celebrações estão mantidas, mas que os padres vão celebrar em novos horários para diminuir a quantidade de fiéis. O mesmo acontece no Santuário Arquidiocesano Virgem dos Pobres, no bairro de Mangabeiras, onde recebe diariamente visitas de devotos. A Arquidiocese definirá e divulgará em breve os novos horários de Missa no local.

Questionado sobre as celebrações da Semana Santa, o metropolita anunciou que as procissões, o beijo da cruz e os mutirões de confissões com grande quantidade de fiéis estão suspensos. Já as atividades da catequese, devem ser suspensas aquelas com mais de 100 participantes. A Festa da Misericórdia, programada para o dia 19 de abril, também foi suspensa.

Além de detalhar as medidas já anunciadas por meio de nota nessa segunda-feira (16), o arcebispo orientou os profissionais da imprensa e da área da saúde para que sejam prudentes. “Peço que vocês também sejam cuidadosos. Não queiram ser heróis em busca de algo extraordinário. Sigam também as orientações, pois precisamos de informação, precisamos dos profissionais da saúde, então não se exponham ao ponto de colocar a própria vida e a dos outros em risco”, orientou ao informar que nesta quarta-feira (18), às 19h, haverá a Santa Missa com os profissionais da saúde na Igreja São Lucas (padroeiro dos médicos), em Mangabeiras.

Confira as medidas adotadas pela Arquidiocese:

– Suspensão de Procissões por tempo indeterminado;

– Suspensão de Via-Sacra, cada fiel reze de forma pessoal;

– Suspensão de eventos, encontros e retiros com concentração para mais de 500 pessoas;

– Suspensão de encontros ou reuniões com mais de 100 pessoas em recintos fechados, sendo permitido número inferior a 100 em locais abertos e com medidas de higienização;

– Idosos em estado de alerta e emergência, permanecerem em casa.

– Paróquias e Santuários multiplicarem o horário das missas para evitar aglomeração de fiéis;

– Comungar a Sagrada Comunhão na mão;

– Evitar aperto de mão e abraço da Paz;

-A frequência de higienização dos espaços comuns de Igrejas, Santuários e atendimento ao público devem ser reforçados. Além disso, deve estar à disposição dos fiéis: água corrente, sabão e toalha de papel, e álcool em gel (70%).

Scroll Up