Encerrada a festa de Nossa Senhora do Carmo em Colônia Leopoldina

Foram 16 dias em preparação para o dia solene, comemorando também a emancipação política de Colônia Leopoldina.

*Por: Emerson Ângelo e Karine Costa

(Fotos: Agentes da Pascom Colônia Leopoldina)

Colônia Leopoldina teve muito o que comemorar no último sábado (16), a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo celebrou a solenidade da 168ª Festa de sua padroeira. A Celebração da Santa Missa e procissão marcaram o encerramento da festa que vinha ocorrendo desde primeiro de julho. A comunidade também celebrou os 16 anos de ordenação sacerdotal de Padre Luiz e 118 anos da emancipação política de Colônia Leopoldina.

A Festa foi iniciada no dia primeiro com as chamadas visitas missionárias, onde os devotos se reuniram nas outras comunidades para celebrar a Santa Missa trazendo consigo a imagem da padroeira. Contudo, no primeiro fim de semana o município foi duramente atingido pelo transbordamento do Rio Jacuípe, deixando vários desalojados. Com o intuito de ajudar as vítimas, a Paróquia arrecadou doações de alimentos durante todo o novenário com ofertórios generosos depositados aos pés de Nossa Senhora do Carmo.

Começaram cedo as comemorações do dia festivo, queima de fogos e a alvorada festiva com a banda Prof. Sebastião Braga por volta das 06h, faziam a abertura do dia solene. Por volta das 10h a Solenidade da Virgem do Monte Carmelo se iniciava, Dom Severino de França, Bispo Emérito de Nazaré da Mata – PE presidiu a celebração, sua homilia destacou que Deus nos fala todos os dias, a cada momento. Ressaltou também que Maria abraçou a salvação do mundo quando deu seu sim, pois era predestinada a trazer fé para o novo compromisso de Deus.

Durante a tarde, Padre Luiz Sampaio, administrador paroquial, presidiu a Santa Missa. Vários devotos esperavam ansiosamente o andor de Nossa Senhora do Carmo, quando chegou, deu-se início a procissão com as imagens percorrendo as principais ruas da cidade, mesmo sob chuva, nada abalava a fé dos devotos. Andrey Henrique, devoto de Nossa Senhora do Carmo comentou que “está sendo muito especial, pois pós dois anos, onde não se pôde celebrar, neste podemos ter um contato enfim direto com a Virgem. Tenho também muito orgulho de poder futuramente dizer a meus filhos e netos que participei da festa de Nossa Senhora do Carmo, pós pandemia”. Já Monique falou que “Após dois anos sem festa, o coração volta a celebrar completamente renovado e pronto para qualquer luta que venha a nos impedir de celebrá-la novamente”.

Após retornar a Igreja Matriz, a comunidade entoou o hino de Nossa Senhora do Carmo fervorosamente, logo após Padre Luiz deu a benção final e todos puderam retirar as flores do andor de Nossa Senhora do Carmo, guardando como recordação. Assim a Paróquia encerrou a festa a qual vinha se preparando desde o início do mês.

Scroll Up