Primeira quarta do mês é marcada por missas no Santuário Virgem dos Pobres

Thiago Aquino / Pascom Arquidiocesana

O Santuário Arquidiocesano Virgem dos Pobres, no bairro da Mangabeiras, acolheu fiéis nessa primeira quarta-feira (03) do mês de fevereiro para a tradicional Missa da devoção mariana. Foram quatro celebrações durante o dia e a das 17h foi presidida por Dom Antônio Muniz Fernandes, O.Carm., arcebispo metropolitano de Maceió. 

Em meio aos serviços de reforma para ampliação do local, os devotos subiram, mais uma vez, a Colina Sagrada de Maceió, para pedir e agradecer a Virgem dos Pobres. O uso de máscara, álcool em gel e a distância mínima entre os fiéis não diminuem a intimidade de fé e os momentos de oração. As celebrações aconteceram às 6h30, 11h, 15h e às 17h.

A última Missa do dia foi presidida pelo arcebispo metropolitano. Dom Antônio iniciou a homilia relacionando a primeira leitura (Hb 12,4-7.11-15) com a situação atual da pandemia, chamando atenção dos fiéis para que não haja relaxamento nos cuidados de prevenção. 

A segunda onda da Covid-19 está instalada no Brasil, tenhamos cuidado e esperemos um pouco mais para que as coisas possam melhorar. Em Hebreus, ouvimos sobre a instrução e o ensinamento. ‘O Senhor corrige a quem ele ama. A correção apresenta dois momentos: a atenção e o fruto da correção. Portanto, não tenhamos medo de passar pelas dificuldades que a vida nos apresenta, mas tenhamos a confiança que Deus corrige aqueles que Ele quer bem e é sempre com a finalidade de viver melhor. Por isso, tenhamos paciência em tudo aquilo que estamos passando com a certeza de que tudo isso será para o nosso bem”, pontuou o arcebispo. 

Dom Antônio também falou sobre a passagem do Evangelho (Marcos 6,1-6): “a gente percebe que Jesus é rejeitado pelos seus familiares. Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares’. Jesus não é bem recebido e as pessoas estranham a sua ação. A partir disso, podemos imaginar a dor que Nossa Senhora sentiu ao ver aquela situação, vendo que seus próprios parentes faziam objeção ao ensinamento do seu filho Jesus. Vamos pedir a Deus a graça de não rejeitar Jesus”. 

O arcebispo também anunciou durante a celebração que o Retiro Arquidiocesano de Carnaval acontecerá de forma on-line, com programação especial com participação de padres arquidiocesanos transmitida pelas mídias sociais da Arquidiocese de Maceió. A programação completa será divulgada em breve. 

As obras da reforma do Santuário seguem em andamento e ganhando formas. Mais uma parte do local pode acomodar os fiéis sentados e outros detalhes continuam avançando. Os trabalhos são para ampliar a acomodação dos peregrinos e para melhor acolher cada devoto da Virgem dos Pobres. Qualquer fiel pode contribuir com as ações, seja por meio da coleta, seja por meio de doação de material de construção, além de compras na loja do Santuário. 

A Missa das 6h30 e 11h foram presididas pelo padre José Aloísio, reitor do Santuário. O padre Luiz Antônio presidiu a celebração das 15h.

Scroll Up