Virgem de Fátima, 103 anos de sua aparição

“Por fim o me Imaculado Coração triunfará”

Por Luiz Antônio do Nascimento Silva | Diácono Transitório

No dia 13 de maio do corrente ano comemoraremos 103 anos da aparição da Virgem do Rosário, em Fátima-Portugal. Mais uma invocação atribuída a Nossa Senhora. Está devoção tem como base os relatos dos três Pastorinhos que testemunharam que a Virgem Maria lhes apareceu na Cova da Iria, (Freguesia de Fátima em Portugal) pela primeira vez no décimo terceiro dia do mês de maio de 1917, fenômeno esse que se repetiu por seis meses seguidos todo dia 13. Com uma única exceção no mês de Agosto tendo em vista que a Imaculada lhes apareceu no dia 19.

As aparições tem seu término no dia 13 de Outubro de 1917. Segundo os relatos a Virgem possuía alguns pedidos dentre eles uma particular súplica para que a humanidade se voltasse para Deus em oração. Especificamente nomeada oração do “Santo Rosário”. Parece-nos muito atual e eloquente esse pedido de Maria para que nos voltemos para Deus e deixemos de lado nossa autossuficiência. Muitas vezes deixamos de ser humildes de coração e nos tornamos tão audaciosos que nos consideramos, algumas vezes, ‘deus’ de nós mesmos.

A súplica Mariana que escutamos em Fátima é ouvida também agora neste tempo de pandemia, quando muitas vezes pensamos estar sozinhos, abandonados sem refúgio ou proteção, por termos depositado nossa esperança no que é supérfluo e não no que é eterno. Uma música popular nos mostra de forma simples como podemos ser salvos: “A Virgem nós pede o terço rezar, assim diz: meus filhos vos ei de salvar”. Sem a oração não chegaremos a outro lugar se não ao desespero.

A Imaculada Conceição de Fátima revela ainda uma esperança para todos nós quando diz que seu imaculado coração sempre estará conosco. Em outras palavras, a Virgem sempre irá interceder por todos nós e deseja sempre nos apontar um caminho de salvação que é Cristo Jesus Nosso Senhor, luz das nações e refúgio para todos os que são tementes e confiantes em seu amor misericordioso.

Neste mês de maio dedicado as mães. Vemos sempre a figura de Maria Mãe da Igreja, Mãe da humanidade; cuidando, amando e protegendo todos os seus filhos. Atendamos ao pedido de nossa mãe, rezemos ao Senhor pelo fim dessa pandemia e de todos os males que afligem os pobres e necessitados, nos entreguemos a Deus na firme esperança da ressurreição.

Rogai por nós Santa Mãe de Deus.

Scroll Up