Catedral acolhe Setor Tabuleiro I na segunda tarde do Novenário da Padroeira

Por Suzana Lima / Pascom Arquidiocesana

Setor Tabuleiro 1
Missa foi celebrada nesse sábado (19)

A Catedral Metropolitana de Maceió acolheu, neste sábado (19), as paróquias do Setor Tabuleiro I para a segunda tarde do Novenário de Nossa Senhora dos Prazeres. A Santa Missa foi presidida por padre Marcio Fabiane, da Paróquia Imaculado Coração de Maria, no bairro do Antares.

O tema para este dia foi “Maria e Igreja: Caminho que leva a Cristo e a aponta para Ele”. A homilia foi feita pelo padre Alex Rufino, da Paróquia São João Maria Vianney e Imaculada Conceição, no bairro Clima Bom I.

Padre Alex foi o pregador

O sacerdote refletiu sobre Maria como a Arca da Nova Aliança, em referência a liturgia usada na Celebração e comparou a arca da antiga aliança com a Arca da Nova Aliança que é Maria. O padre fez referência aos franciscanos que contemplam a coroa das alegrais de Nossa Senhora e lembrou que há outras alegrias: a Ascensão do Senhor e a alegria de Pentecostes.

“O número escolhido é simbólico e tem um significado muito importante, é a perfeição de Deus numa criatura que foi preservada do pecado original”, disse ele em menção as alegrias. “O autor no Apocalipse de São João encontra a Arca de Deus, a Arca da Nova Aliança. Ele a encontra no céu em sua visão: vi uma mulher revestida do sol, a lua debaixo de seus pés, uma coroa na cabeça ornada de 12 estrelas (Ap 12,1)”, explicou padre Alex.

O pregador detalhou que a arca da antiga aliança levava três elementos importantes: o Decálogo (a Palavra de Deus), o cajado e o maná. Ele destacou que Maria reúne em si todos os esses elementos. “Quando Maria subiu para casa de sua parenta na região montanhosa da Judeia, ela também levou dentro de si Jesus, o Bom Pastor, representado pelo cajado da antiga arca. Levou o Pão do Céu, a Palavra Encarnada, o Verbo Divino que se fez carne. Levou consigo esta Palavra eterna, Aquele que se fez nosso alimento, que fez-se pão para alimentar a nossa fome de Deus”, pontuou.

Paroquianos do Setor Tabuleiro I

Ao final da celebração, o secretário paroquial Augusto Feitosa, em nome do reitor da Catedral, padre Elison Silva, agradeceu a presença das paróquias do Setor Tabuleiro I. Em seguida foi rezada a Oração a Nossa Senhora dos Prazeres, os fiéis cantaram o hino e receberam a benção final.