O Rosário para as Missões

Por Mons. Rubião Lins Peixoto | ARTIGO 

Para a Igreja, outubro é chamado de: Mês Missionário. No Monte das Oliveiras Jesus Cristo envia os apóstolos à missão, com estas palavras: Ide a todas as nações (Mt 28:19). Ser cristão é ser essencialmente missionário. A missão começa a acontecer pela oração. Antigamente dizíamos: ‘’ A missa acabou, começa a missão’’. Antes de tudo devemos dialogar com Deus, que chamamos de uma teologia genuflexa, que quer dizer falar com Deus e ouvi-lo (oração) depois iremos à ação. Falar com Deus, para em seguida anunciar sua Palavra ao mundo. Só se ama a quem se conhece e o amor é sair de si para o outro.

O então bispo auxiliar de Nova York, Fulton Shenn; despertou-nos para o que ele chamava de: Rosário Missionário. Esta oração está dividida em quatro partes: Mistérios da alegria, luminosos, dolorosos e gloriosos. Precisamos rezar por todos os povos. Com quatro cores indiquemos os continente que para os quais rezamos. A cor verde, pela África com suas florestas, esperança e fé graças aos missionários que lá se encontram. A cor vermelha, pedindo pelas Américas, pois nelas estão os primeiros habitantes de pele vermelha, os Índios lembrando também o sangue dos mártires. A cor branca representa a Europa, é o continente em que o bispo de branco, o Papa, que governa a Igreja. A cor azul nos lembra a Oceania, continente formado por várias ilhas e necessitada de missionários. Finalmente a cor amarela, a Ásia, continente da raça amarela, berço das antigas civilizações. Por isso o Rosário é um meio prático e simples de pedir ao Senhor pelos cristãos e não cristãos. Nas bodas de Caná, Nossa Senhora disse: ‘’ Façam tudo que meu filho vos mandar.’’ Por isso a Igreja é missionária!

Scroll Up