Tradicional Festa da Padroeira em União dos Palmares é marcada por muita fé e emoção

Por Maria Eduarda Carvalho | Pascom Sta Maria Madalena UdP

(Fotos: Pascom Sta Maria Madalena /UdP)

Neste dia 2 de fevereiro aconteceu em União dos Palmares a festa de Santa Maria Madalena do ano de 2024. A programação iniciou as sete horas da manhã com a Santa Missa. Nesta solenidade, aconteceram três missas para que todos os fiéis pudessem se fazer presente.

A missa das dez horas foi celebrada pelo Bispo Dom Antônio Muniz, que em sua homilia enfatizou a importância da mulher na igreja e na evangelização. À nossa equipe de reportagem, ele demonstrou sua alegria em poder celebrar a missa desse dia por mais um ano, “tenho tido sempre este grande prazer e esta grande alegria em poder celebrar e poder estar um pouco com vocês”, disse. Também estiveram co-celebrando, o Padre George, responsável pela paróquia de Santa Maria Madalena, Padre Júnior e Padre Paulo.

A tradicional procissão de todos os santos aconteceu a partir das 16h. Este ano, além da charola de Santa Maria Madalena, saíram em procissão outras 17 charolas com diferentes santos. É costume dos palmarinos que cada pessoa carregue a charola ou acompanhe a procissão acompanhando seu santo de devoção. Milhares de fiéis foram as ruas agradecer pelas graças alcançadas de Deus pela intercessão da excelsa padroeira Santa Maria Madalena.

22 de julho é o dia oficial de Santa Maria Madalena, no entanto, os palmarinos celebram a solenidade duas vezes ao ano, em janeiro e no dia oficial. A festa da padroeira é celebrada em janeiro para facilitar o acesso de fiéis que vêm das comunidades rurais. Por julho ser um período de inverno e de chuva, a vinda de pessoas dos sítios se dificultava.

O paroquiano Thiago carregou a charola da padroeira e acompanha a procissão desde seu nascimento. Quando ainda era criança, sua mãe fez uma promessa para ele, e desde então, o fiel vem dando continuidade à tradição. “O  importante é a gente ter saúde todos os anos para cumprir a promessa”, enfatizou.

Neste sábado (3) aconteceu o descerramento da bandeira, finalizando os festejos da padroeira com chave de ouro. Durante todo o novenário aconteceram duas missas diárias, as 8h e as 19h. As manhãs eram iniciadas as 7h com adoração ao Santíssimo antes das missas matinais. Antes das missas noturnas acontecia as 18h o santo terço todos os dias, e após a missa, aconteciam na praça em frente à igreja, shows religiosos de músicos da terra e de outras cidades. Bingo, barracas de lanches, artigos religiosos e quermesse animavam a noite dos fiéis que se divertiam e confraternizavam com suas famílias.

Scroll Up