“Depois do deserto vem o verde, a primavera”, diz Arcebispo em homilia sobre esperança

Dom Antônio Muniz pediu prudência, pois em breve a Eucaristia será celebrada com todos, e convidou os médicos e enfermeiros católicos para serem veículos da graça de Deus.

Por Marcos Filipe Sousa | Pascom Arquidiocesana

(Fotos: Urilian Santana)

Durante homilia na missa deste XI domingo do Tempo Comum (14), o arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, trouxe uma mensagem de esperança para todos os fiéis neste tempo de pandemia, em especial aqueles que estão aguardando o retorno das celebrações eucarísticas presenciais.

O metropolita destacou que a Arquidiocese está fazendo o possível para que todos possam manter viva a fé e para que ela não desfaleça. “É verdade que estamos cansados porque nos falta o alimento espiritual, a Eucaristia. Mas devemos continuar rezando, em um clima constante de oração para que possamos chegar a um porto seguro para todos nós na fé, esperança e caridade”.

Recordando a primeira leitura do livro do Êxodo, o arcebispo comparou a caminhada do povo no deserto com a atualidade. “Assim como os israelitas também estamos cansados, mas assim como eles, Deus também nos pede para continuar caminhado, permanecer firme nas fileiras. Porque depois da caminhada e da areia, Ele preparava um lugar, um horizonte, uma primavera com o verde da esperança”.

Dom Antônio Muniz expôs que sabe da dor que todos sentem por não ter a presença da Eucaristia, e lembrou que é preciso manter viva a Igreja Doméstica. “Desde o dia 20 de março, não deixei um dia sequer de celebrar e transmitir ao vivo para todos os fiéis. Corta-me o coração saber que eu celebro a Eucaristia e sou alimentado por este pão que dá a vida, enquanto a pandemia do novo coronavírus nos mantem distantes modificando nosso dia a dia e comportamento”, partilhou Dom Antônio Muniz.

Ele colocou que Jesus nos ensina o caminho da prudência. “Nossa Igreja não é subordinada do Governo, nem atrelada com política. Estamos sempre dialogando com o governador, com as forças sanitárias para ver como vamos enfrentar esse novo cenário, estamos chegando a quase mil mortes em nosso Estado. Assim será a atuação da Igreja, com calma e prudência”.

Profissionais como “apóstolos da saúde”

O trecho do Evangelho de Mateus deste domingo (14) trouxe a vocação dos apóstolos, e na reflexão, o arcebispo metropolitano fez um chamamento aos profissionais da saúde que estão trabalhando na linha de frente no combate à Covid-19.

“Queremos contar com a colaboração dos profissionais de saúde católicos, médicos e enfermeiros, que se apresentem para levar o conforto da Sagrada Comunhão para aqueles que padecem da doença e estão partindo nos hospitais”, explicou.

Com a Pastoral da Saúde, sob a coordenação do Padre Cícero Lenisvaldo, esse grupo atuará junto aos doentes que pedem para receber a Eucaristia. “Vamos levar em consideração, sempre, todos os cuidados das autoridades médicas sanitárias”.

Scroll Up