Dom Antônio Muniz preside celebração de Profissão Perpétua de religiosa Sacramentina

Um Tríduo vocacional e missionário foi realizado, pelas religiosas Sacramentinas de 04 a 06 de maio, na escolas e casas da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – conj. Eustáquio Gomes.

Por Margarete Pereira | Pascom Arquidiocesana

(Fotos: Lieneide Raimundo | Pascom Arquidiocesana)

No dia 06 de maio de 2023, a Irmã Vanderléa Nogueira consagrou sua vida completa e eternamente ao Divino Esposo, Nosso Senhor Jesus Cristo, pedindo ao Senhor e a Santa Igreja a graça de perseverar até a morte na vida Evangélica da Família das Religiosas do SS. Sacramento, seguindo o Cristo como Esposo. A Celebração dos Votos Perpétuos de Irmã Vanderléa Nogueira foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Antônio Muniz Fernandes, na igreja matriz de Nossa Senhora Auxiliadora, no Conjunto Eustáquio Gomes.

Os votos Perpétuos acontecem depois de um tempo de formação e discernimento, pelo qual a religiosa se consagra para sempre ao serviço de Deus e da Igreja. A profissão perpétua é também sinal da União indissolúvel de Cristo com a Igreja, sua esposa.

Em sua homilia Dom Antônio Muniz ressaltou que sendo uma religiosa que tem como foco da vida o Santíssimo Sacramento nas suas diversas modalidades e formas de adoração: “Vocês tem também um foco específico para ser vivido nesta adoração, não é uma adoração perpétua porque vocês tem tantas e tantas outras atividades, mas o foco da vida de uma sacramentina é constantemente está com os olhos fixos no Santíssimo Sacramento, é dizer constantemente na sua vida no seu dia a dia. Confessar a Deus diariamente, dioturnamente, confessar a Deus dizendo Senhor eu creio, eu adoro, eu amo a tua presença, eu creio, eu
adoro, eu amo a tua presença no meu coração e na minha vida”. O metropolita continuou seu conselho às religiosas: “Procuremos, Irmã Vanderléa e todas as demais religiosas,  adentrar cada vez mais neste caminho, procurem vocês e dê essa realidade da adoração do Santíssimo Sacramento e repetir sempre no íntimo da vida de cada uma de vocês a alegria por crer nesta presença contínua da nossa vida”, e ressaltou ainda: “Irmã Vanderléa, nesta caminhada que se inicia você vai experimentar muitas vezes o silêncio de Deus, Ele não vai lhe responder, você vai ter que entender este silêncio na sua vida, esta presença de Deus silenciosa no nosso coração, para que assim atenda nossa vida um verdadeiro louvor, uma fonte perpétua de ação de graças à um Deus todo poderoso que nos ama infinitamente e nos quer perto em todos os passos de nossa vida”.

Irmã Vanderléa Nogueira, ao falar sobre o tempo que está na Congregação e o significado dos Votos Perpétuos na vida dela, resumiu: “Entrei na congregação em 2010, passei pela formação, aspirantado, apostolantado e noviciado e em 2015 fiz meus votos simples, depois  passei mais oito anos até professar os votos perpétuos, no dia de hoje, esse é o culme de todo um momento de formação, preparação, de experiências em várias comunidades. Nossa formação é contínua, porém termina essa etapa e já inicia uma outra, só tenho que render graças à Deus por tudo que Ele fez e faz em minha vida; gratidão também por este momento de profissão”.

Estiveram presentes os familiares, paroquianos, amigos, as religiosas da Congregação do Santíssimo Sacramento e concelebraram a Santa Missa o Cônego José Kermes, Padre Valmir Galdino e Padre Marcos Alves; além da presença e assistência do Diácono Paulo Gomes.

TRÍDUO  VOCACIONAL

As religiosas Sacramentinas realizaram um tríduo vocacional de 04 a 06 de maio na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no Conjunto Eustáquio Gomes. Durante o tríduo as irmãs visitaram algumas residências e escolas, acompanhadas de leigos e lideranças. A Santa Missa, presidida por Padre Marcos Alves, concluía o dia de missão.

O terceiro ano vocacional do Brasil traz como tema vocação, graça e missão, diante dessa proposta do ano vocacional a congregação das irmãs sacramentinas pensaram na possibilidade de fazer uma missão em preparação à Profissão de Votos Perpétuos de Irmã Vanderléa. O tríduo, além de marcar ações para o terceiro ano
vocacional, foi importante para a Paróquia porque culminou na celebração dos Votos Perpétuos da Irmã Vanderléa Nogueira, natural da Paróquia.

O pároco, Pe. Marcos Alves, expressou sua imensa alegria diante desta iniciativa da Congregação, em sugerir e permitir essa missão vocacional num tríduo: “Nós acolhemos prontamente esta iniciativa das Irmãs, com grande alegria justamente por causa do 3º Ano Vocacional na Igreja no Brasil. Então para nós é motivo de grande graça, primeiro de ter a profissão perpétua aqui e depois de vivermos este tríduo vocacional, esta missão que as Irmãs fizeram antecipou para nós as alegrias da festa da Padroeira, que iniciaremos de 11 a 21 de maio”.

Natan Augusto, coordenador da Pascom paroquial falou sobre a importância de ter participado, pela primeira vez, desse momento, que tem um formato totalmente diferente dos já vivido por ele. Disse o jovem: “É um marco neste ano de 2023 muito significativo, bonito e importante em que a Igreja do Brasil vive o terceiro ano vocacional é um marco na Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, mas também um marco na Igreja da Arquidiocese de Maceió, de modo especial uma filha de nossa Paróquia que professa os votos Perpétuos na congregação, isso ficará marcado na história de nossa Paróquia e na minha vida”.

Irmã Ana Maria destacou sua alegria: “Dias de bênçãos e graças, eu pensei de evangelizar, e eu fui evangelizada”!

Já a Irmã Josefa salientou: “Esse dois dias de missão foram muito especiais pra mim, muito aprendizado, visitando o povo de Deus, nos colégios e idosos doentes. Um dos momentos marcantes foi a visita a casa Betânia, foi forte ouvir a partilha daquelas senhoras, sobre tudo ouvir delas mesmas o desejo de conversão, ao mesmo tempo que elas percebem ser necessário, ao mesmo tempo reconhecem como é difícil”.

Irmã Nayara da Congregação destacou a experiência vivenciada durante o tríduo neste ano especial das vocações. “Para nós este tempo é um tempo de graça, de bênçãos de Deus, a consagração perpétua de uma irmã é a doação de uma vida inteira para Deus a serviço da Igreja e em nossa congregação, então não podemos fazer de qualquer jeito. Vivemos com o povo da comunidade local onde vai acontecer os votos momentos de visitas na experiência da Igreja em saída, que vai ao encontro da comunidade, que vai ao encontro de cada família, das crianças, dos jovens para celebrar juntos, rezar pedir a Deus a graça da fidelidade para nossa irmã Vanderléa que processou estes votos e vivendo nesta celebração a culminância de tudo aquilo que nós experimentamos no decorrer do tríduo, então, a celebração foi sim o fruto de todas as bênçãos que conseguimos no decorrer da missão do período missionário e hoje podemos render graças à Deus pelo sim da Irmã Vanderléa, pelo sim de sua família ao doar sua filha para Igreja e pelo sim de cada um que viveu este tempo de graças, este tempo de bênçãos”.

Scroll Up