Procissão do Encontro reúne fiéis no Centro de Maceió

Por Marcos Filipe | Pascom Arquidiocesana

Na tarde desta terça-feira Santa (26), o Centro de Maceió se viu tomado pela fé e devoção durante a tradicional Procissão do Encontro, momento que marca o encontro de Jesus com sua mãe durante o caminho à cruz.

Com início às 16h30, a procissão reuniu fiéis em duas frentes: homens, partindo da Igreja dos Martírios, com a imagem de Jesus; e mulheres, da Igreja de São Benedito, com a imagem de Maria. Ao som da matraca e de cantos religiosos e orações, os grupos percorreram as ruas do comércio.

Para Joel Andrada, coordenador arquidiocesano do terço dos homens Mãe Rainha, a Procissão do Encontro é um momento de grande significado para a comunidade.

“É um belo momento litúrgico da Semana Santa. O encontro de Jesus com sua mãe, Maria, traz a reflexão de que o Seu sofrimento também é o nosso, e assim como a Virgem, também devemos estar ao seu lado”.

Adriana Pontes, fiel participante da procissão, ressaltou a importância da figura de Maria como símbolo de força e resiliência para as mulheres.

“Momento importante para nós, mães, recordarmos que assim como Nossa Senhora, devemos ficar firmes, como sempre ficou de pé, diante de todo o sofrimento do seu Filho. A confiança dela estava em Deus. Diante de todos os sofrimentos e tempestades, não podemos desistir”, disse Adriana.

A Procissão do Encontro é um dos momentos mais tradicionais da Semana Santa em Maceió, reunindo fiéis em um momento de fé, reflexão e esperança.

Cônego Elison Silva, pároco da Catedral, lembrou que essa tradição se encontra em antigas raízes da Igreja, sobretudo, nas Sagradas Escrituras. “Toda ternura da mãe que encontra o filho nos é apresentada neste momento”.

“O encontro onde os olhares se cruzam, na certeza da morte, mas também da esperança. Por isso, ela [Maria] é chamada como a mulher forte, a Virgem das Dores. Ela sente no coração a dor do seu Filho, em um martírio da alma, uma dor no coração; enquanto Jesus sente na carne. Não houve nenhum momento em que Maria não estivesse do lado Dele. Um modelo de fidelidade para todos”, completou o sacerdote.

Ao chegarem na Catedral, a Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo metropolitano, Dom Antônio Muniz, que destacou a necessidade de cada um encontra-se consigo mesmo e assim encontrar Jesus no próximo que tanto sofre em um mundo desigual.

 

 

Scroll Up