Rio Camaragibe, no litoral Norte, transborda e a solidariedade leva conforto aos desabrigados

Por Sávio Cavalcante | Pascom Matriz de Camaragibe

(Fotos: Pascom Matriz de Camaragibe)

Mais uma vez fortes chuvas atingiram as cidades do leste alagoano e do litoral Norte, provocando enchentes de rios e alagamentos das cidades. Desde a ultima quinta-feira, 30 de junho, fortes chuvas caíram no leste do Estado de Alagoas, inclusive em Matriz de Camaragibe, cidade banhada pelo rio Camaragibe. Na manhã do sábado, dia 02 de junho, em razão das chuvas, várias ruas da cidade amanheceram alagadas, e essas águas não paravam de subir, deixando dezenas de famílias desalojadas ou desabrigadas. No total, foram 493 pessoas desabrigadas e 1358 desalojadas, segundo a secretaria de assistência social.

A prefeitura municipal de matriz de Camaragibe preparou alojamento para essas pessoas e prontamente a paróquia do Senhor Bom Jesus, na pessoa do padre Leoni José, sdb, e o centro juvenil Dom Bosco, na pessoa do padre Geraldo Albuquerque, sdb, abriram as portas do centro para também servir de alojamento; a paróquia serviu o jantar na primeira noite em que chegaram e também peças de roupas arrecadadas das campanhas de solidariedade feitas no mês passado que ainda não tinha sido distribuída. Durante o sábado (02), padre Geraldo que é diretor da obra social do centro juvenil, que tem como missão a animação de crianças e jovens, preparou uma recreação para as crianças que estavam lá alojadas, para distraí-las da situação que estavam passando. Voluntários do centro juvenil e coordenadores de grupos jovens participaram dessa ação.

No domingo as águas começaram a baixar, e na segunda-feira, 04, as pessoas começaram a voltar para suas casas, infelizmente, vários bens materiais foram perdidos, levados pelas enchentes, desde documentos até móveis e
eletrodomésticos.

A Igreja Católica continua com a campanha de solidariedade, assim como a prefeitura e outras instituições. Além de roupas e alimentos não perecíveis, precisa-se de materiais de higiene pessoal (sabonete, pasta de dente, creme dental, absorventes) toalhas, colchões, lençóis, também massas e leite para a alimentação de crianças.

Para qualquer ajuda, pode procurar a Paróquia através do Instagram: @matrizpascom ou do Facebook: Paróquia Senhor Bom Jesus; ou procurar a secretaria paroquial, situada na praça Bom Jesus, na cidade de Matriz de Camaragibe.

Scroll Up