Clero e fiéis se despedem do padre Michael Sandes

Maria Cícera • Pascom Arquidiocesana

Fotos: Carlos Roberto • Pascom Arquidiocesana

“Semana passada, recebi, em minha residência, o padre Michael que foi partilhar sobre as atividades da Paróquia e justificar a ausência no Retiro Anual do Clero. É visível que a notícia do falecimento dele nos pegou de surpresa”, falou, diante esquife, o Arcebispo Metropolitano, Dom Antônio Muniz Fernandes, ao acolher o Clero e leigos para a celebração e exéquias do padre Michael Sandes Dias dos Santos, falecido no último dia 05 de setembro em sua cidade natal, Pão de Açúcar.

A igreja matriz do Imaculado Coração de Maria, no bairro Gruta de Lourdes em Maceió, estava lotada com todos os paroquianos, amigos, clérigos e familiares que queriam se despedir do querido sacerdote.

A Concelebração foi presidida por Dom Antônio Muniz Fernandes e concelebrada por Dom Genival Saraiva e padres do Clero da Arquidiocese; além de diáconos dão assistência estiveram presentes seminaristas e religiosos. Em suas palavras o Metropolita falou do zelo e cuidado Pastoral de padre Michael; e recordou cobrando que a comunidade paroquial não deixe morrer o sonho do sacerdote em ampliar a igreja matriz.

“Eu era comunicado por ele de casa passo e da luta de vocês em ampliar o templo para acomodar melhor a comunidade que tem crescido muito. Então eu faço um apelo aos órgãos responsáveis e a vocês, paroquianos, continuem e realizem este sonho dele e meu”, destacou Dom Muniz.

Um momento emocionante foi quando, no rito de exéquias, o Arcebispo pediu que os sacerdotes presentes colocassem o esquife com o corpo no chão, recordando na liturgia antiga da Igreja que somos pó e para o pó voltaremos. Em seguida entoaram o carto Salve Regina e cada um aspergiu água benta sobre o esquife.

A Paróquia Imaculado Coração de Maria se despediu, ainda surpresa e bastante comovida, de seu primeiro pároco; mas recebeu a notícia do Arcebispo Metropolitano que ele irá assumir o pastoreio até designar novo padre para a missão Pastoral lá.

“Vocês não estão só! Deus colheu a vida de padre Michael, mas assim como eu o coloquei aqui e vocês cuidaram dele em breve enviarei novo padre aos cuidados de vocês e vocês dele. Neste tempo eu estarei aqui à frente de tudo”, comunicou o Arcebispo ao final da celebração.

Em unidade, os clérigos que estão em Retiro Anual em Camocim de São Felix, em Pernambuco, rezaram a Missa, no mesmo horário, em sufrágio da alma do irmão e amigo padre Michael Sandes.

O corpo, que chegou na madrugada do dia 06, ficou sendo velado na igreja até as 15h, quando a família fez o traslado para a Pão de Açúcar, pois era um desejo do sacerdote ser sepultado lá.

  • Caminho Sacerdotal

Pe. Michael Sandes, natural de Pão de Açúcar/AL, nasceu em 15 de novembro de 1975, foi ordenado sacerdote por Dom José Carlos Melo, arcebispo na época. O sacerdote faleceu na manhã do dia 05 de setembro, segundo a família devido um infarto fulminante, na cidade de natal dele, onde estava acompanhando familiares em um compromisso pessoal.

Em fevereiro de 2008 foi nomeado como Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres – Catedral Metropolitana de Maceió. Na Paróquia Santa Isabel, no Conj. José da Silva Peixoto, foi nomeado administrador paroquial, em 13 de dezembro de 2008.  Em 22 de fevereiro de 2012, foi nomeado administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Capela e no dia 08 de junho de 2017, foi nomeado administrador paroquial da Paróquia Imaculado Coração de Maria, no bairro da Gruta de Lourdes, em Maceió, onde exercia seu ministério sacerdotal atualmente.

Padre Michael Sandes também exerceu funções na Cúria Metropolitana como responsável pelo Arquivo da Cúria da Arquidiocese de Maceió, Ecônomo do Seminário Arquidiocesano e, atualmente, era o diretor espiritual do movimento Mães que Oram Pelos Filhos, na Arquidiocese de Maceió.

Scroll Up