Festa de Nossa Senhora dos Prazeres reflete sobre a esperança de dias melhores

Profissionais da área da Saúde foram homenageados e imagem da padroeira da Arquidiocese de Maceió percorreu hospitais e cemitérios

Por Marcos Filipe Souza| Pascom Arquidiocesana

Devido a pandemia causada pelo novo coronavírus, a Festa da Padroeira da Arquidiocese de Maceió e protetora da capital alagoana, Nossa Senhora dos Prazeres, precisou se adaptada para manter a segurança e saúde dos fiéis católicos. Mas o que ninguém esperava é que mesmo acompanhando de suas casas, as celebrações encheriam de esperança de dias melhores, os corações dos devotos.

Um dos momentos que reflete esse sentimento ocorru todas as noites com homenagens aos profissionais da saúde, entre eles médicos, enfermeiros, maqueiros, motoristas, recepcionistas e equipe de limpeza.

Padre Cícero Lenisvaldo, coordenador da Pastoral da Saúde, ajudou a organizar este momento e disse que os profissionais ficaram agradecidos pelo reconhecimento do trabalho realizado em meio a pandemia pela Arquidiocese de Maceió.

A homenagem ganha um sentido ainda maior já que a devoção à Nossa Senhora dos Prazeres aconteceu em meio a uma doença em Portugal.

A aparição da Virgem Maria data do século XVI durante uma terrível peste que matava a população de Lisboa. A Mãe de Jesus apareceu em uma fonte e deu aquela água a graça para curar os doentes. Daí nas­ceu o costume de pedir a bênção para a água com a intercessão de Nossa Senhora dos Prazeres e levá-la aos enfermos.

Nesse mesmo tempo, a rainha do céu aparece a uma menina pedindo a construção de uma igreja, para ser venerada pelo povo com o título de Nossa Senhora dos Prazeres. Por meio desse pedido, queria indicar o sentimento que jamais deve faltar no coração dos filhos de Deus: Alegria.

Durante as noites do novenário, esses profissionais receberam de presente a Bíblia do Centenário, em alusão aos 100 anos de elevação para Arquidiocese de Maceió. “Muitos tombaram em meio a pandemia, para eles nossas orações e recordações no coração. Mas também tivemos muitos heróis que lutaram e deram sua vida para cuidar do próximo”, disse o reitor da Catedral, Cônego Severino Fernando, durante homenagem.

A imagem da Padroeira de Maceió também percorreu os hospitais durante esses dias, levando conforto espiritual para os servidores e pacientes.

Scroll Up