Solenidade da Padroeira é presidida por Dom Antônio Muniz na Catedral

Vigário geral, padres, diáconos, religiosos e seminaristas participaram da Santa Missa

Thiago Aquino – Pascom Arquidiocesana

Fiéis e padres de máscaras, uso de álcool em gel, ocupação de fiéis intercalada nos bancos e maior parte do público presente de forma virtual. Foi este o cenário da Solenidade de Nossa Senhora dos Prazeres 2020 na Catedral da capital alagoana. A padroeira da Arquidiocese e cidade de Maceió é festejada nesta quinta-feira, 27 de agosto. A Missa Solene foi presidia por Dom Antônio Muniz Fernandes, O.Carm., arcebispo metropolitano de Maceió.

Com uma média de 700 fiéis acompanhando a celebração ao vivo pelo canal da Arquidiocese no Youtube e Instagram, o arcebispo enfatizou no início da homilia a nova forma de celebrar a Missa com a participação de fiéis pelas redes sociais e contou um testemunho.

“Desde o dia 20 de março estivemos rezando, procurando animar as nossas comunidades e as pessoas através dos meios de comunicação. Não falhamos um dia e desta caminhada muitas pessoas que aqui estão participaram comigo e entre todas as pessoas, uma que participou de todos estes momentos foi o pequeno Netinho, do município de Traipu, Diocese de Penedo. E hoje ele veio conhecer a nossa catedral e me conhecer. É apenas um testemunho de tantos outros que surgiram neste tempo de pandemia, com momento até em que quatro mil pessoas passaram por nossa live. É um gesto que a Mãe dos Prazeres se alegra”, falou Dom Antônio Muniz.

O pequeno fiel esteve na Catedral e falou um pouco da experiência. “Agradeço o carinho que dom Antônio teve desde o início comigo. Eu estava olhando o Instagram e encontrei a Missa ao vivo, era a Arquidiocese de Maceió que transmitia e fiquei participando até hoje. É um sentimento que a gente não consegue explicar”, disse Netinho.

Dom Genival Saraiva, vigário-geral da Arquidioceses de Maceió, foi convidado a dar continuidade ao sermão. O pregador destacou a importância do ano de 2020 para a Arquidiocese de Maceió. “Estamos celebrando 100 anos de elevação da então diocese de Maceió a condição canônica de Arquidiocese. É uma data que fala por si, mas sobretudo fala dos protagonistas. Há 100 anos estavam outras pessoas em nosso lugar e graças a essas pessoas nós estamos hoje aqui. Nós que somos protagonistas do Centenário, mas isso  nos responsabiliza porque as gerações de amanhã contam conosco”, recordou o bispo.

Apesar da pandemia, cada momento tem um grande significado ainda mais com a intercessão da padroeira, como Dom Genival partilhou. “Nós vamos poder crescer também com essa fase triste, dolorosa, e lamentável da pandemia. É preciso que nesta circunstância – assim como São Paulo fala em sua carta – nós nos vejamos agradecidos com a presença materna de Maria, aquela a quem no Evangelho de hoje as pessoas a considera muito feliz por ser a mãe de Jesus, a enalteceram em razão de Jesus e nisso se cumpre o que ela mesmo disse quando rezou o Magnifcat: todas as gerações vão me chamar bendita. E num é o que estamos fazendo com essa veneração a Nossa Senhora dos Prazeres?”, refletiu o vigário-geral.

O pregador reforçou ainda a intercessão de Nossa Senhora, que é modelo de esperança: “Nunca podemos perder a esperança e louvar a Deus, inclusive pelas pessoas que estão fazendo o bem aos outros nestes tempos difíceis, como os profissionais da saúde. Maria não perdeu a esperança da ressureição. Vendo-nos em Nossa Senhora, aquela que alimentou Jesus com seu leite materno, ela alimenta a nossa espiritualidade com todas essas formas que a criatividade pastoral tem possibilitado ao povo Deus em tempo de pandemia para o povo de Deus continuar sua caminhada, com destino a casa do Pai”.

Vários padres, diáconos e seminaristas arquidiocesanos e religiosos participaram da celebração que foi transmitida pela Rádio Imaculada Conceição 92.3 FM, site do Centenário (www.centenarioarqmaceio.com.br) e o canal da Arquidiocese no Youtube (www.youtube.com/arquidiocesedemaceio). A animação litúrgica foi feita pela Ordem Terceira do Carmo. Os fiéis também puderam acompanhar a tradução da celebração em Libras.

Scroll Up