Arquidiocese de Maceió prepara edição jubilar de 40 anos do Encontro de Pentecostes

A Arquidiocese de Maceió, desde o ano de 1983, realiza o Encontro de Pentecostes, sendo esta edição de 2023 o Jubileu de 40 anos, a ser realizada no domingo de Pentecostes, 28 de maio, das 8h às 18h, no Ginásio Poliesportivo Lauthenay Perdigão, conhecido popularmente como Ginásio do SESI, no bairro Trapiche. O tema geral será: “Enchei-vos do Espírito Santo” (Cf. Efésios 5,18b).

A história deste conhecido encontro de oração em Maceió está lado a lado com a chegada da Renovação Carismática Católica (RCC) na Arquidiocese. “No final dos anos 70 e início de 80, os Grupos de Oração já começavam a se instalar nas paróquias, atraindo muitos fiéis desejosos de viverem um novo Pentecostes em suas vidas, isto é, clamar o Espírito Santo para lhes renovar a fé e o ardor missionário. Foi com esta motivação que aconteceu o primeiro Encontro de Pentecostes, em 1983 no Ginásio do Colégio Marista. Depois o encontro foi tomando proporções enormes, tendo que ser realizado em locais que comportasse o público, a exemplo do Ginásio do SESI e o Trapichão”, relata o padre Luiz Antônio Guimarães, diretor espiritual da RCC e um dos coordenadores do encontro. O mesmo, testemunha: “Pentecostes é uma celebração de toda a Igreja; é a festa da unidade, proporcionada pelo Espírito Santo, Dom de Deus, congregando clérigos, religiosos, religiosas, seminaristas e os fiéis de todos os Movimentos, Pastorais, Associações e Organismos presentes na Arquidiocese. Quem participa sai renovado para a sua missão na Igreja e no mundo”.

Esta história jubilar possui dados interessantes, um deles é que desde 1983 o encontro acontece de modo ininterrupto. Mesmo no período crítico da pandemia da Covid-19, sobretudo em 2020 e 2021 seu formato foi adaptado ao modo on-line e, mesmo assim, alçou milhares de pessoas. O ano passado voltou à modalidade presencial atraindo cerca de 12 mil fiéis e, segundo os organizadores, a RCC e o Conselho Arquidiocesano de Leigos, a expectativa este ano é bem maior. Caravanas das paróquias da capital e do interior já estão sendo formadas. Haverá também o Pentecostes Kids para as crianças.

Ao longo da programação haverá Animação, Louvor, Pregação, Momento Mariano, Adoração ao Santíssimo Sacramento, Terço da Misericórdia e a Santa Missa, presidida pelo arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes.

Padres da Arquidiocese estarão ministrando o Sacramento da Confissão durante o evento.

A entrada é franca. A organização pede, apenas, uma colaboração de 1kg de alimento não perecível que serão destinados às Obras Sociais da Arquidiocese de Maceió.

 Solenidade Litúrgica

Segundo o calendário cristão, Pentecostes é uma das celebrações mais importantes do Ano Litúrgico e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e a Virgem Maria reunidos no Cenáculo, conforme relatos da Sagrada Escritura, marcando assim o início da missão da Igreja por todo o universo. É uma solenidade litúrgica que acontece 50 dias depois do domingo de Páscoa, e ocorre no sétimo dia depois da celebração da Ascensão de Jesus aos Céus.

Informações

  • Evento: Encontro de Pentecostes – Jubileu de 40 anos
  • Data/Hora: Domingo, 28 de maio, das 8h às 18h
  • Local: Ginásio do SESI
  • Entrada: colaboração de 1kg de alimento não perecível
  • Camisa: A camisa jubilar está sendo vendida ao preço de R$ 35,00 na Catedral Metropolitana, nas livrarias Paulinas, Paulus e Tenda de Maria, no Centro; e na Cúria Metropolitana, no Farol.
  • Mais informações e cobertura: Instagram e YouTube da Arquidiocese de Maceió @arqdemaceio e Rádio Imaculada Conceição 92,3 FM.

 

Programação

8h – Acolhida

8h10 – Momento Mariano: Santo Terço; Entrada dos Movimentos e Pastorais; entronização da imagem de Nossa Senhora dos Prazeres.

9h30 – Intervalo

10h – Louvor e Oração

10h15 – 1ª Pregação: “Vem Espírito Santo: Sê tu o guia do nosso caminhar juntos!”

11h – Adoração ao Santíssimo Sacramento

12h – Intervalo para o almoço

13h30 – Retorno com animação e louvor

13h45 – Oração

14h – 2ª pregação: “Enchei-vos do Espírito Santo!” (Cf. Efésios 5,18b)

14h45 – Oração

15h – Terço da Misericórdia

15h15 – 3ª pregação: “40 anos tecendo a Cultura de Pentecostes!”

16h – Intervalo

16h30 – Santa Missa

Scroll Up