A esperança vinda da Palavra de Deus é abordada na 3ª noite da festa da Padroeira

Terceira noite da novena de Nossa Senhora dos Prazeres nesta quarta-feira (19)

Marcos Filipe – Pascom Arquidiocesana

A terceira noite da novena de Nossa Senhora dos Prazeres 2020, na Catedral Metropolitana de Maceió, nesta quarta-feira (19) teve como palavras chaves, Esperança e Palavra de Deus. O reitor, Cônego Severino Fernando, recordou da certeza do povo nas promessas do Senhor.

No contexto do textos sagrados do dia, o sacerdote fez uma ponte com a atualidade. “O profeta é colocado como porta-voz da Palavra de Deus e vai anunciar e denunciar. Aquele povo que vivia numa situação difícil de muita exploração de muita injustiça social, anseia por uma realidade de alivio, de transformação, de vida nova. A promessa de Deus está sendo trabalhada, experimentada pelas pessoas que acreditam que ela é divina e tem poder transformador na vida daqueles que a acolhem com alegria e esperança, mesmo diante de um mundo difícil, de lideranças que não respeitam a vida, o ser humano”.

Através do profeta Ezequiel, Deus fala claramente sobre as situações que o povo não suporta mais. “Lideranças que querem tomar proveito para si e para os seus. Exploram em todos os níveis, massacram, marginalizam o povo, até mesmo na fé. Hoje em nosso mundo não é diferente, pessoas desempregadas, marginalizadas, exploradas por lideranças que não estão preocupados com o bem comum, nem em promover a dignidade e devolver as alegrias a estas pessoas”.

O reitor disse que a Palavra de Deus incomoda a muitos porque é verdadeira, transformadora e edifica a vida; sobretudo àqueles que esperam e creem no seu Senhor por dias melhores.

Fotos: Wanderlan Veloso

“Jesus coloca isso no Evangelho: a dificuldade de ser compreendido e aceito. Quantos corações não agem da mesma forma quando viram a situação de justiça que a Palavra mostra. Quantos não ficam incomodados nos dias de hoje em ações que promovem a vida e a dignidade das pessoas? Sentem dificuldade de encontrar em Deus, a bondade do coração”.

Apontando para o altar, o Cônego lembrou que é nessa casa de Maria que ouvimos a Palavra de Deus, que nos leva a uma vida concreta, para que em nossas ações manifestemos toda a bondade Dele. “Nossa Senhora experimentou, e por isso não teve dificuldade de dizer a Deus que estava à vontade para dar seu sim. Essa afirmação faz o homem experimentar profundamente a bondade de Deus. É nesta casa que temos o Pão Eucarístico, onde somos alimentados por essa força, por essa esperança. E somos chamados a fazer neste mundo, acontecer todo o plano que Deus tem, onde todos possam viver como seus filhos, amados e respeitados”.

Com tema “Maceió vos venera Maria, tomai conta de nossa cidade”, as comemorações continuam nesta terça-feira (18) com missas diárias às 6h, com transmissão pela Rádio Difusora de Alagoas 960 AM; às 12h pela Rádio Imaculada 92.3 FM e às 17h, ambas transmitidas pelas redes sociais, assim como a novena das 19h.

Seguindo o protocolo sanitário da Arquidiocese e as recomendações em meio a pandemia da Covid-19, o número de pessoas será reduzido, e para participar das missas, os fiéis devem fazer o agendamento online. Basta entrar em contato nas redes sociais da Catedral Metropolitana ou da Arquidiocese de Maceió ou clicando aqui.

Neste primeiro momento, pessoas acima dos 60 anos, crianças, portadores de doenças crônicas ou do grupo de risco, devem permanecer em casa e acompanhar pelas redes sociais.

Scroll Up